Saiba quais são os 3 passos + 11 dicas para você entrar no mercado digital como afiliado!

Saber como trabalhar como Afiliado é uma de suas metas para esse ano? Pois essa é uma ótima ideia, sabia?, o consumo de conteúdo e de vídeos pela internet crescerá 34% até 2022.

O modelo de negócio digital que se vê hoje tem o Marketing de Afiliados em seus pilares.

Nesse novo formato de marketing, o produtor oferece uma comissão a outras pessoas que promovem e indicam novos clientes a ele.

Ou seja, é um mercado que está em crescimento e alinhado com nossa sociedade e com o mundo corporativo cada vez mais virtualizado, sedentos por informações de qualidade, experiências de aprendizado memoráveis e oportunidades para o empreendedorismo digital.

O programa de Afiliados

Trata-se de um programa baseado no marketing de Afiliados que tem como objetivo usar a influência e o poder de divulgação das pessoas para promover produtos e serviços específicos.

É claro que a conversão da venda rende uma comissão para quem a facilitou.

O programa une três pontas importantes: o produtor digital, o Afiliado e o consumidor.

Produtor digital

É aquele que detém um conhecimento que gostaria de transmitir e ser remunerado por isso. Porém, nem sempre quer fazer investimentos para a divulgação e para a comercialização, mas sim dedicar seu tempo à produção de conteúdo, por exemplo.

Afiliado

É o profissional autônomo, empreendedor ou apenas interessado em desenvolver uma fonte de renda, seja a principal, seja alternativa, aproveitando de suas conexões ou conhecimentos sobre marketing e distribuição.

Na verdade, com as soluções oferecidas no mercado, essas características não são requisitos para optar por essa modalidade, e sim habilidades que podem ser adquiridas, como o que você está fazendo agora — lendo este post.

Consumidor ou cliente

É aquele que consome os produtos digitais ofertados. No entanto, para fazer isso, ele precisa encontrar o conteúdo ou ferramenta que necessita, sentir confiança e ter a facilidade de fazer a compra digitalmente.

Percebe como tudo isso se junta no programa de Afiliados?

A plataforma oferece facilidade e confiança, o Afiliado garante a curadoria dos produtos digitais que mais se adaptam ao seu público.

e o produtor tem a seu favor uma força de venda muito mais poderosa do que sua tentativa individual de converter suas negociações.

Os pilares da afiliação digital

Entrar no mundo do marketing de Afiliado não é complicado. A maioria das plataformas exige apenas que você seja maior de 18 anos.

Mas, então, quem quer saber como trabalhar como afiliado é só fazer o cadastro e começar a compartilhar o link!

Algumas pessoas fazem isso, é verdade, e a maioria delas desiste nos primeiros dias, pois suas ofertas são elegantemente ignoradas, ou no máximo compradas pelos seus pais e amigos.

Não é um cenário sustentável. Então, para se consolidar no mercado de afiliação, é preciso trabalhar seus 4 pilares com 4 passos básicos:

1° passo: ache seu público

Se você já trabalha como influencer, é especialista em alguma área ou tem algum hobbie, por exemplo, você tem domínio em um conhecimento que algumas pessoas podem se interessar.

Será que esse conhecimento pode ajudar a solucionar as dores e necessidades desse público?

Se você domina as artes culinárias e adora ensinar técnicas básicas para adolescentes e jovens casais, por exemplo, pode ter um público aí.

Pessoas que não sabem cozinhar, são jovens, recém-casadas, moram sozinhas, não conhecem os alimentos e suas propriedades — é um tipo de público, e assim você precisa descobrir qual é o seu.

Considerando áreas que você domina, fica mais fácil transmitir autoridade sobre o assunto, entender quais necessidades do seu público podem ser atendidas com os produtos digitais.

saber qual a linguagem mais adequada, o canal de contato e tudo mais que a sua estratégia de segmentação permite adequar.

 passo: curadoria de produtos e melhores programas de Afiliados

Com seu público definido, o momento é de escolher quais produtos digitais serão trabalhados na sua venda.

Escolher em qual programa de Afiliados você vai se registrar também é importante, afinal de contas, ele deve ser confiável e compatível, tanto com suas necessidades como as de seu público.

Avalie quais as formas de pagamento ela oferece ao cliente final, como é o sistema de gestão de vendas do Afiliado e quais as opções de saque.

Se você não mora do Brasil, algumas delas oferecem o saque em moedas estrangeiras, por exemplo.

Com a plataforma ideal e a curadoria dos produtos digitais feita de acordo com as necessidades de seu público, é hora de iniciar a divulgação.

 passo: crie seu conteúdo estrategicamente

É hora de construir o relacionamento e a autoridade com a oferta de conteúdos de qualidade, então, vamos lá.

Criar um blog, uma conta na rede social e criar textos que atraiam, eduquem e convençam o cliente sobre a melhor solução para seu problema é um conceito conhecido do marketing de conteúdo: o funil de vendas.

No funil, a abordagem de venda é muito menos agressiva, promove uma boa experiência de aprendizado

e não demanda grandes investimentos, apenas dedicação para compartilhar conteúdos de qualidade.

Para fazer o funil de vendas, considere as seguintes etapas e proporções de incentivos:

atração: você pode concentrar 80% dos seus conteúdos nessa etapa, explicando quais são as dores vividas pelo seu público, tendências do mercado, soluções fáceis, caseiras, profissionais etc. Isso chamará a atenção de um volume maior de interessados;

nutrição e relacionamento: nos 10% de conteúdos seguintes, você vai inserir as vantagens e resultados que seu público colheria se resolvesse seu problema.

Essa etapa filtrará o grupo inicial da etapa anterior e deixará no seu processo apenas aqueles que têm interesse em resolver o seu problema, ou seja, com maior potencial de compra;

conversão da venda: na última etapa, os 10% do conteúdo apresentarão o produto, falarão dos diferenciais que sua solução oferece e, como você é uma autoridade no assunto, por que o recomenda.

O link direto do Afiliado pode constar no final desses materiais, que devem ser mais ricos de detalhes, exemplos de sucesso etc.

Depois do funil, abordagens mais diretas por telefone também podem ser feitas caso a situação permita.

Também há outro ponto fundamental para quem quer saber como trabalhar como afiliado: 

não esquecer do pós-venda e do relacionamento frequente, pois, além de serem potenciais compradores para ofertas futuras, tais clientes também podem fazer indicações importantes para o seu negócio.

O marketing de conteúdo criará um tráfego orgânico, mas você também pode fazer pequenos investimentos para a promoção de seus conteúdos com anúncios patrocinados no Google e em redes sociais para atrair mais interessados.

11 dicas sobre como trabalhar como Afiliado

Até agora entendemos a mecânica do negócio de Afiliados e até falamos de algumas estratégias para potencializar seus pilares, certo?

Então, agora é hora de colocar um pouco mais de inteligência nas jogadas. Vamos às dicas!

1. Descreva quem seria seu cliente ideal

Também chamado de buyer persona, essa figura tem todas as características do seu cliente ideal, ou seja, ele precisa do seu produto e exatamente da forma como você o oferece.

Com essa representação, você poderá fazer todos os seus conteúdos e abordagens pensando nela. Assim, você consegue adotar as estratégias certas para atingir o seu público.

2. Pense como se fosse seu cliente

Personalização é a alma do negócio! Esse pequeno clichê é só para explicar que, quanto mais alinhado com as necessidades e com o comportamento do seu cliente, maior a probabilidade de conquistá-lo.

Assim, se seu cliente usa muito as redes sociais, prefere fazer pagamentos por cartão de crédito, não gosta de muitos emails ou coisas do tipo, personalize suas abordagens e o processo de vendas.

3. Crie conteúdos regularmente

Seu blog ou outro canal de divulgação é uma de suas principais ferramentas e a frequência de postagens é essencial para manter o relacionamento já criado ou buscar novos visitantes.

Além de mostrar que você está acompanhando o mercado e é uma autoridade no assunto, a regularidade das postagens e qualidade empregada nelas também é positivo para o ranqueamento no Google e nas redes sociais.

De forma resumida, fazer conteúdos relevantes e com boa frequência garante que seu blog esteja entre as primeiras posições do Google e receba mais visitas orgânicas.

E manter o engajamento nas redes sociais faz com que as suas publicações permaneçam no feed de seus clientes. Por isso, continue interagindo!

4. Capriche no review dos produtos digitais

Quando fizer postagens ou descrever seus produtos digitais, procure fazer um review interessante, envolvente. Se for sugerir sobre um ebook de receitas culinárias, procure aguçar os sentidos do leitor.

Se o tópico é um curso de inglês, transmita as sensações de dominar a língua para o mercado de trabalho ou em viagens.

Personalize a linguagem e fuja do padrão. Isso despertará ainda mais interesse no potencial comprador.

5. Use a máxima que menos é mais na hora de escolher seus produtos digitais

Na hora de escolher os produtos digitais que vai promover, não exagere nas opções.

Procure fazer uma seleção básica que permita fazer o funil de vendas com qualidade. Se dividir sua atenção com muitos itens, poderá não fazer nenhum deles bem feito.

Uma boa ideia é pensar em suas ações e campanhas periodicamente. De repente, 5 produtos digitais em cada ciclo. O que acha?

6. Aposte em newsletter E-mail marketing

Com o tempo, você vai perceber que sua base de clientes estará aumentando e se relacionar intimamente com cada um deles será cada vez mais difícil.

Nessa hora, é importante que entre em cena a automação.

Criar newsletters e usar o email marketing é uma forma inteligente de manter um contato frequente com seus compradores.

Além disso, com uma boa organização e até mesmo a contratação de algumas ferramentas, você poderá segmentar sua base e enviar conteúdos personalizados de acordo com cada perfil.

7. Considere investir em anúncios pagos

Ações de marketing de conteúdo geram um bom tráfego orgânico, mas os algoritmos do Google e das redes sociais limitam o alcance de suas publicações com o intuito de melhorar a experiência de seus usuários.

Mas tais plataformas também oferecem soluções para quem quer ganhar destaque: os anúncios e links patrocinados.

Você pode investir uma verba para que seus anúncios estejam em destaque nos resultados de procura do Google ou no feed do público das redes sociais mais compatíveis com sua oferta.

Lembre-se, porém, que esse valor vai ser abatido nos seus lucros; por isso, precisa ser bem planejado e direcionado.

8. Avalie as ações de seus concorrentes

Todo mercado tem seus concorrentes, diretos ou indiretos. E é preciso saber o que os seus estão fazendo para convencer seus clientes de que a sua oferta é a melhor.

Nesse sentido, é preciso entender que, em alguns casos, seus concorrentes irão vender exatamente o mesmo produto digital e o seu diferencial será, essencialmente, seu atendimento e bom relacionamento.

9. Meça o resultado de suas campanhas

Se você escolheu 5 produtos para trabalhar, criou um funil de vendas para cada um deles, está trabalhando com anúncios pagos, tem um blog e redes sociais, meça e avalie o desempenho de tudo.

Escolha algumas métricas, separe os resultados de cada um desses elementos. Isso ajudará a entender o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. É muito mais eficiência para sua gestão.

10. Saiba que relacionamento é tudo

Não pense que a venda é o fim da linha. Você que se esforçou tanto para conquistar aquele cliente e sabe que ele gostou da oferta feita, então otimize esse relacionamento ao máximo.

Mantenha uma newsletter e personalizada para antigos clientes, considere fazer promoções especiais para eles, esteja sempre em contato pelas redes sociais.

pergunte sobre sua satisfação com o produto e anote todas as novas informações colhidas. Isso permitirá que você encontre novas oportunidades de vendas.

11. Escolha a melhor plataforma de Afiliados digitais

Tudo isso precisará de um ambiente, um parceiro que transmita confiança e uma seleção de produtos digitais que agradem seus clientes.

Mas como fazer isso? O que avaliar? A curadoria de produtos é suficiente ou melhor concentrar sua atenção ao tamanho da comissão?

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2 Respostas

  1. outros que também promovem seus links de afiliado sem aparecer. Então não há desculpas, dá pra divulgar sim como Afiliado Hotmart sem aparecer em vídeos no Youtube

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